segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROPOSTA 3 – Memória descritiva

De acordo com a terceira proposta de trabalho, os alunos devem selecionar três objetos de comunicação visual (ex.: cartaz, anúncio publicitário, capa ou página de livro/revista, fotografia, ilustração, infografia) e manipular os elementos constituintes da composição ao nível da cor de forma a alterar o significado da mensagem visual veiculada.

Dessa forma, escolhi um anúncio da Sky TV, outro da WWF e, por fim, um da Solez. A baixo, explicarei a modificação visual dos mesmos ao nível da cor e o efeito que isso gera na mensagem publicitária.

Anúncio 1: WWF



Este é mais um anúncio polêmico da WWF, o qual tem a intenção de defender os direitos dos animais. Nesse caso, o anúncio possui como slogan a seguinte frase: “Don’t buy exotic animal souvenirs”, o que faz relação com a mancha de sangue que escorre da mala da mulher. Desse modo, a cor vermelha tem fundamental importância na composição, visto que é ela que dá o sentido do que a compra dos souvenirs de animais exóticos causa a esses seres vivos, ou seja, aqui o vermelho é utilizado com o sentido denotativo de representar o sangue dos animais e com o sentido conotativo de representar a violência a qual eles são submetidos.
Assim, transformando o vermelho em marrom, a mancha de sangue passa a ter o significado de ‘sujeira’ e altera-se, dessa forma, o sentido da mensagem que o anúncio visa transmitir.


Anúncio 2: Solez


Neste anúncio, as cores são cruciais para o bom entendimento da mensagem publicitária. Trata-se de uma propaganda da Solez que utiliza como slogan a frase: “vida para o seu som”, a qual estabelece relação com as cores que saem do instrumento musical utilizado na peça.
Assim, o anúncio é constituído por formas abstratas que formam uma explosão de cores e movimentos, os quais tem direta ligação com a palavra ‘vida’.
Desse modo, alterei as cores para o estado P&B, a fim de demonstrar o quanto as cores são necessárias para que o real sentido de algumas mensagens publicitárias possa chegar até o público-alvo pretendido. Nesse caso, sem cores naquela parte da composição não há ‘vida’e, mais que isso, perde-se o sentido do anúncio.


Anúncio 3: Sky TV


O terceiro anúncio trata-se de uma propaganda da Sky TV, na qual a modelo Gisele Bündchen se faz passar pela atriz Uma Thurman, em uma alusão ao filme Kill Bill. Nessa peça, o amarelo assume um papel essencial para a contextualização e compreensão da mensagem transmitida aos receptores. Isso se dá pelo fato de que o filme representado é famoso por ter a atriz trajando aquela roupa amarela e sua espada, com a qual ela vai em busca de justiça no desenrolar da história. Desse modo, todas as peças gráficas produzidas para o filme possuem o preto e o amarelo como ícones cromáticos fundamentais.
Assim, alterei a cor para o roxo, de modo a modificar o significado da mensagem visual veiculada.










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