quinta-feira, 17 de março de 2011

TÉCNICAS E ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL

O conteúdo e a forma são elementos fundamentais no contexto das expressões artísticas e dos meios comunicacionais. Na comunicação visual a expressão do conteúdo pode ser feita de maneira direta ou indireta. No entanto, está sempre associada à expressão da forma, visto que ambos provocam efeito um no outro.
Assim, o conhecimento das técnicas e elementos básicos da comunicação visual permitem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo, ao mesmo tempo em que auxilia na transmissão da mensagem que se objetiva passar e influencia a compreensão dos receptores na interpretação e percepção do conteúdo desejado.
Abaixo, seguem algumas técnicas básicas da comunicação visual acompanhadas de suas principais características:
- Equilíbrio: harmonia, estabilidade
- Instabilidade: ausência de equilíbrio, inquietação, provocação, movimento
- Simetria: equilíbrio axial, lógica, simplicidade
- Assimetria: equilíbrio precário, emoção, complexidade e movimento
- Regularidade: uniformidade, ordem, rigidez
- Irregularidade: inesperado e insólito
- Simplicidade: Ordem, imediatez, uniformidade
- Complexidade: desorganização, poluição visual
- Unidade: equilíbrio, harmonia
- Fragmentação: decomposição dos elementos de um conjunto, estímulo, variedade
- Economia: unidades mínimas, pureza
- Profusão: enriquecimento visual, poder, riqueza
- Minimização: máxima resposta a partir de elementos mínimos
- Exagero: extravagância, intensificação
- Previsibilidade: ordem, racionalidade
- Atividade: movimento, energia, estimulante
- Sutileza: foge da obviedade, delicadeza, requinte
- Estabilidade: coerência, uniformidade
- Sequencialidade: ordem lógica, ritmo, racionalidade.
Em sequência, abordarei os elementos básicos da comunicação visual.
A comunicação visual se constitui primariamente a partir de diversos elementos, os quais podem ser considerados a substância básica daquilo que vemos. Assim, cada vez que algo é criado, a substância visual é formada por uma linha básica de elementos. São eles: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Dessa forma, podem ser considerados a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações.  Abaixo, abordarei cada elemento com suas respectivas características.

Ponto: é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.
Quanto mais complexas forem as medidas necessárias à execução de um projeto visual, tanto maior será o número de pontos usados. Quando vistos, os pontos se ligam, sendo, portanto, capazes de dirigir o olhar. Além disso, em grande número e justapostos, os pontos criam a ilusão de tom ou de cor.

Linha: é constituída através da junção de vários pontos que, por estarem muito próximos um dos outros, tornam impossível sua percepção individualmente. É também considerada o ponto em movimento. Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática, é o elemento visual inquieto e inquiridor do esboço. Onde quer que seja utilizada, é o instrumento fundamental da pré-visualização, o meio de apresentar, em forma palpável, aquilo que ainda não existe, a não ser na imaginação. Sua natureza linear e fluida reforça a liberdade de experimentação. É decisiva, tem propósito e direção. Pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito.

Diante do fato de que a linha é um elemento crucial para a construção das mensagens visuais, considero relevante colocar um exemplo de sua utilização. Nesse caso, refere-se à pintura. O vídeo abaixo faz referência ao pintor Jackson Pollock, o qual é bastante conhecido por suas composições expressionistas. Aqui, aparecem exemplos da utilização da linha como forma de expressão do abstracionismo.



Forma: Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas têm suas características específicas e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo, ação, conflito, tensão; ao círculo, infinitude, calidez, proteção.

Direção: Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical, o triângulo, a diagonal, o círculo, a curva. Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais.

Tom: em relação com a claridade ou obscuridade do que é visto. O mundo em que vivemos é dimensional, e o tom é um dos melhores instrumentos de que dispõe o visualizador para indicar e expressar essa dimensão.

Cor: Enquanto o tom está associado a questões de sobrevivência, sendo portanto essencial para o organismo humano, a cor tem maiores afinidades com as emoções. A cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais. A estrutura da cor pode ser ensinada através do círculo
cromático. As cores primárias (amarelo, vermelho e azul), e as cores secundárias (laranja, verde e violeta).

Textura: A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. A textura se relaciona com a composição de uma substância através de variações mínimas na superfície do material. A maior parte de nossa experiência com a textura é ótica, não tátil.

Escala: A escala pode ser estabeleci da não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente. Em termos de escala, os resultados visuais são fluidos, e não absolutos, pois estão sujeitos a muitas variáveis modificadoras.

Dimensão: A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também depende da ilusão. A dimensão real é o elemento dominante no desenho industrial, no artesanato, na escultura e na arquitetura, e em qualquer material visual em que se lida com o volume total e real.

Movimento: o elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana. O milagre do movimento como componente visual é dinâmico.

Por fim, esses elementos básicos são os meios visuais essenciais. Devo ressaltar que a utilização dos elementos básicos da comunicação visual vai de acordo com o que o designer visa transmitir em sua composição gráfica, de tal modo que os elementos são usados em intensidades e variedades diferentes, as quais afetam de modo distinto cada receptor da mensagem visual.

Resta dizer que para analisar e compreender a estrutura total de uma linguagem visual é preciso que haja concentração em cada elemento básico, de modo a apreender e tomar conhecimento das qualidades específicas de cada um deles.

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